Visitas no Blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

TURQUIA

Turquia, um país mulçumano, completamente diferente do Brasil, com uma vasta e rica cultura. Tem tapetes nas calçadas, nos bares, em cima de mesas e cadeiras, saindo pelas janelas. Existe tapete em todos os lugares, e o efeito visual é maravilhoso. Impossível sair da cidade sem levar ao menos um.

Para comprar qualquer coisa na Turquia temos que BARGANHAR, barganhar seria a palavra chave da Turquia. Principalmente em lugares onde todos sabem que somos turistas. No Grande Bazar, por exemplo, você consegue comprar a maioria dos itens por 50% do valor original.
O assédio dos vendedores não é a melhor recordação que você vai levar da cidade, mas faz parte da cultura local. Os vendedores fazem de tudo para você comprar, até arranham um espanhol achando que estão falando português, chega a ser divertido.

Cultura mulçumana:
O mês do Ramadã (o calendário muçulmano é diferente do cristão, então a época em que ele acontece varia). Durante esse mês, os muçulmanos só podem comer e beber depois do sol se pôr. Durante todo o dia, eles não podem fumar, beber (nem água), comer e ter relações sexuais. Esse “ritual” é feito pra que eles sintam o que uma pessoa pobre sente.
                Outro ritual importante é o Bayram, que acontece em novembro e dura nove dias. As famílias mais ricas, nesses dias, matam animais que são criados em casa e, depois de se alimentar de uma parte desses, em reuniões familiares, dão outras partes aos mais pobres.
O Narguile é popular com jovens e idososos, homens e mulheres (embora seja mais fumado por homens na Turquia). O narguile simboliza a hospitalidade, serenidade e a harmonia. O Narguile é algo a ser fumado em grupos. Os fumantes de narguile fumam em grupos para poderem conversar entre si.

Olho turco: também conhecido com “olho grego”, um dos mais conhecidos amuletos de proteção contra o mau olhado, contra inveja e toda a espécie de malefícios


O banho turco: Existe o banho misto e separado entre homens e mulheres. Começa em um salão todo de mármore, bem quente. Depois vamos a uma sauna seca, com um cheiro peculiar e ficamos aproximadamente 30 minutos, ou até aguentar, porque é muito quente, depois mais 30 minutos em uma sauna úmida. Após a sauna vamos a outro salão de mármore, onde deitamos em um local grande, feito de mármore e aquecido. Então vem uma mulher e começa a te “esfregar” (com uma coisa que parece uma bucha de banho), e faz uma espécie de esfoliação em todo o corpo. Depois ela te enche de espuma, faz massagem e lava seu cabelo. O banho turco dura aproximadamente 1:30 2h, e é super relaxante

A origem do banho turco parece estar associada a tratamentos médicos para desobstrução de poros e hidratação de pele. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que teem retenção de líquidos.

Comidas típicas:
Sahlep- tipo um mingau doce, uma delícia 

Ayran- é feito de uma mistura de água, iogurte e sal, não muito atrativo

Chá turco- mais conhecido para nós como chá preto, os turcos bebem o chá aproximadamente 5 vezes ao dia.

Café turco- é parecido com o do Brasil, mas é mais forte, e não é coado. Utilizado também para ler o futuro na borra.

 Kebap- carne típica da Turquia, na maioria das vezes vem acompanha de salada e muita pimenta. Toda a comida no país é muito apimentada
Baklava: pedaços de bolo de massa folhada compostos por nozes e calda de açúcar.
Café da manhã: pão, azeitonas, tomates, pepinos, queijo branco, mel, nutela, batata frita chá turco, omelete ou ovo cozido, borek (especie de torta recheada com vegetais, carne ou queijo), sucuk ou pastirma (salames turco), manteiga ou creme fresco, marmeladas, etc.

Turcos adoram sopa, mesmo no verão algumas pessoas tomam sopas quentes. As sopas são variadas: sopa de iogurte, de lentilha vermelha, de tomate, de carne de carneiro com iogurte. O pão acompanha a sopa e toda a refeição.

Lugares que você não pode deixar de conhecer em ISTAMBUL:
Uma Cidade, Dois Mundos, onde conseguimos ver garotas de jeans e senhoras de burca. Ainda que a capital da Turquia seja Ankara, é de Istambul que todos falam e para onde todos querem ir, atraídos por todas as suas singularidades: uma metrópole cortada pelo Estreito de Bósforo, ficando uma de suas metades na Ásia e a outra, na Europa.

Taksim: um bairro que tem uma rua que quase não passa carro, cheio de cafés, pubs, livrarias lojas e mais lojas, o centro comercial de Istambul. Tomar cuidado com algumas pessoas que ficam vendendo perfumes a 15 tl (lira- moeda da Turquia), eles falam que os perfumes são do Black market por isso são tão baratos, mas os perfumes são falsificados.

Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia: A primeira, com seus seis minaretes apontados para o céu, é internamente recoberta de azulejos e de silêncio:  para entrar, tem que tirar os sapatos, os mulçumanos lavam os pés e o rosto na água gelada para entrar, independente do inverno. De maio a setembro, assim que começa a escurecer, turcos e turistas se reúnem na pracinha em frente para assistir ao espetáculo de som e luzes projetadas sobre a mesquita. Uma voz narra, pelos alto-falantes instalados nos minaretes, a história da sua construção (cada noite em um idioma diferente).

A Basílica de Santa Sofia, por sua vez, não só impressiona por fora, com seus minaretes de ouro, mas principalmente por dentro. Ao entrar, o fôlego desaparece, a cabeça ergue-se para cima e só existe a deslumbração. A visão é simplesmente espetacular. Tudo é  fascinante: a altura da cúpula, os mosaicos, as colunas, os balcões e os estupendos medalhões caligráficos, dourados, pendurados nas paredes.
 As maravilhosas mesquitas de toda a Turquia tocam um som de reza 5 vezes ao dia, lendo aqui pode parecer chato, mas é lindo ouvir aquele som todos os dias para te lembrar que você esta na Turquia.


Torre de Gálata: uma torre de guerra antes, que ficava entre os muros da cidade, e hoje é aberta ao público, a torre tem uma altura de 66,9 m e tem uma vista linda pra toda a cidade de Istambul.
Grande Bazar e Bazar Egípcio (ou das Especiarias): O Grande Bazar tinha que se chamar imenso ou gigante, é extremamente fácil se perder lá dentro, mas também é fácil achar a saída. Deslumbrante, talvez chegue perto de definir o Grande Bazar. Uma dica de viagem: se você for para a Turquia, vá com uma pequena mala, e deixe para comprar tudo lá, até as malas. O Bazar é uma tentação, e sabendo barganhar, tudo muito barato. 


O Bazar Egípcio não fica longe do Grande Bazar, basta seguir na linha do trem algumas quadras, a vantagem de ir a pé é conhecer Istambul, no caminho entre os dois bazares, passamos pelas duas mesquitas mais famosas de Istambul, a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia, mas existe a desvantagem de ir a pé: muitas coisas para carregar das compras!!! Nesse Bazar você completa suas compras com muitos chás e temperos.

Cidades da Turquia que você TEM que conhecer:
Capadócia



Pamukkale e Hierapolis



Afrodisias


Bodrum

Faça um roteiro por esse belo país, entre em contato com uma de nossas atendentes ou acesse nosso site:

“Na minha opinião, a maior recompensa e luxo de uma viagem é poder experimentar coisas cotidianas como se fosse a primeira vez, estar na posição em que quase nada é tão familiar.” Bill Bryson

Um comentário: