Visitas no Blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Muito mais que sushi!



Fonte: Viaje Aqui

Há um clichê pra lá de batido para descrever o Japão: a terra do sol nascente, onde tradições milenares convivem com a mais alta tecnologia. Não que não seja verdade, mas é uma visão um pouco simplista. A terceira maior economia do mundo tem muito mais a oferecer do que robôs, sushi e samurais. Tóquio é a super-megalópole mais limpa e organizada do planeta, com uma alta concentração de excelentes restaurantes de alto nível do planeta – e não estamos falando só de sashimi, mas casas que oferecem pratos italianos e franceses que você não encontraria em Bolonha ou Paris. Ao seu redor estão passeios imperdíveis como a calma Kamakura, a histórica Nikko e a pouco-histórica Tokyo Disneyland. Tomando o trem-bala, opte por vistas espetaculares do Monte Fuji ou dos incríveis Alpes Japoneses, perfeitos para caminhadas idílicas ou pistas de esqui de alto nível. A região de Kansai, onde se localizam as cidades de Kyoto, Osaka e Nara, é o lar cultural do Japão, com os mais notáveis templos, palácios e castelos do país. Por ali você ficará cara a cara com a cerimônia do chá, a meditação budista, as gueixas e o kaiseki – o banquete no estilo japonês. Rumo ao sul, compreenda a razão pela qual Hiroshima é um símbolo da paz e descubra o Japão tropical nas praias paradisíacas banhadas pelas águas azuis de Okinawa.

Se seu negócio são compras, longe dos óbvios eletrônicos está uma miríade de opções que faz pessoas passarem dias inteiros dentro das lojas de departamento. De uma simples papelaria a um charmoso quiosque gourmet, de bolsas de design exclusivo a instrumentos musicais, o Japão pode deixá-lo completamente exausto com tantas alternativas. Isso para não falar da gastronomia, que do tradicional ao fusion combinou receitas nativas com importações da Ásia e Europa para criar uma cozinha bela, saborosa e, mais importante do que nunca, nutritiva.

Para terminar, hospede-se no Hotel Hoshi, a empresa mais antiga do mundo, fundada em 717. Aqui sim você vai entender o que é tradição com o conforto do mundo moderno.

Sugestão de roteiro: ficar menos de dez dias no Japão é um sacrilégio. Reserve cinco dias em Tóquio e arredores, visitando Nikko e Kamakura. Num ritmo calmo e sem exagerar no número de templos, Kyoto pede três dias de imersão na cultura japonesa. Ótimos passeios próximos à cidade estão em Nara e Osaka. Rumo ao oeste, não deixe de visitar o castelo de Himeji e a cidade de Hiroshima.

ONDE FICAR

A alternativa mais óbvia e conveniente é se hospedar em bons e confortáveis hotéis de redes internacionais, sempre com excelente serviço, opção de café da manhã ocidental e staff fluente em idiomas estrangeiros (principalmente o inglês). Muitos localizam-se próximos à estações ferroviárias. Se no entanto quiser uma experiência diferenciada, considere passar pelo menos uma noite em um requintado e tradicionalíssimo ryokan, dormindo em um sanduíche de futons sobre as esteiras tatami. Os melhores ainda servem banquetes nipônicos no desjejum e no jantar e os hóspedes dormem usando quimonos de algodão. As diárias custam mais do que a média, mas definitivamente vale a pena.

Lembre-se que boa parte dos hotéis japoneses oferecem café da manhã oriental, ou seja, você ser surpreendido com uma farta mesa com arroz, legumes, sopa, peixe grelhado e ovos. E nada de café ou pãezinhos à vista. Informe-se com antecedência.

O QUE COMER

Os paladares ocidentais estão familiarizados com sushis e sashimis, baseados em cortes de peixe crú. No entanto, existe uma infinidade de bons pratos e restaurantes, para todos os tipos de paladares. Para os que não curtem muito a gastronomia japonesa, saiba que aqui encontram-se algumas das melhores casas de cozinha francesa e italiana do mundo, com chefs, sommeliers e patissers premiados. Pães e chocolates locais certamente o surpreenderão. Para os que estão com o orçamento curto, redes de fast-food são facilmente encontráveis até em pequenas cidades.

Para foodies e gulosos, o Japão oferece uma miríade de pratos regionais. Muitos têm origem chinesa como os conhecidos yakisoba (macarrão frito), guioza (um pastelzinho grelhado, cozido ou frito) e chahan (arroz primavera). Experimente especialidades locais como o okinawa steak (uma delicada carne grelhada), o fugu (sashimi de baiacu, um peixe venenoso), os sorvetes de Hokkaido (onde há excelentes frutas e leite), a enguia de Yanagawa ou os diferentes tipos de macarrão: bifun, udon, soba e lamen (os de Hakata e Sapporo, de porco e pasta de soja, são os melhores).

ENDEREÇOS NO JAPÃO

Achar um endereço no Japão pode ser bem complicado. Nem todas as ruas têm nome, algo reservado somente para grandes avenidas. Um exemplo: o endereço do restaurante Hatanaka de Tóquio é 2-21-10 Azabu Juban, Minato-ku. Isso significa que ele fica na zona Minato, no bairro Azabu Juban, na casa 10, do quarteirão 21, do quadrilátero 2. Até para explicar fica difícil. Para achar um estabelecimento é fundamental possuir um bom mapa (ou serviço de GPS, daí a importância da geolocalização do viajeaqui), pedir ajudar aos pedestres ou ao pessoal de seu hotel. No final, é uma boa desculpa para bater papo com os locais e todo mundo encontra seu caminho.

FOTOS:


O castelo Himeji, próximo a Kobe, é o mais bem preservado exemplar do Japão e é frequentemente utilizado como set de filmagens


Portal 'flutuante' torii na ilha de Itsukushima, em Hiroshima. Também conhecida como Miyajima 'a ilha do santuário', o local é patrimônio da humanidade pela Unesco

Campos de lavanda em Furano, na ilha de Hokkaido, norte do Japão

O Castelo de Matsumoto, na província de Nagano, é uma das mais bem preservadas fortificações medievais do Japão e guardava o caminho para os Alpes Japoneses

Portal Kaminari-mon, do templo budista Sensoji, em Asakusa, Tóquio

Pagode budista Chureito, na cidade de Fujiyoshida. Ao fundo, o monte Fuji, ponto culminante do Japão

Meninas enviam para o mar um barquinho de palha com treze bonequinhos de papel, num ritual chamado nagashibina, realizado no dia das meninas. Tottori, centro-leste do Japão

Em um pequeno prato o chirashizushi sintetiza vários elementos da culinária japonesa: comida nutritiva, saborosa, fortemente baseada em frutos do mar e esteticamente chamativa.

Garota japonesa em praia na ilha Kerma, no arquipélago de Okinawa

Lanternas com mensagens de paz no rio Ota. Ao fundo, o domo da bomba de Hiroshima

Yokohama é a segunda mais povoada cidade japonesa e é vizinha da capital Tóquio, contando com ótimas opções de hospedagem, lazer e entretenimento

O prédio principal do templo Todaiji de Nara abriga uma gigantesca imagem de Buda e é um dos maiores prédios de madeira do mundo


Vamos?




M.A. Intercâmbio & Turismo
A melhor distância entre você e o seu sonho


Nenhum comentário:

Postar um comentário