Visitas no Blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UM VIVA À TERRA DE SÃO JORGE!


A Mesquita Azul, com seus característicos minaretes (torre alta e fina), foi construída próxima à Aya Sofia entre 1607 e 1616
Emoção das mil e uma noites, mergulho na história, Topkapi, as mesquitas, os bazares, passeios deslumbrantes, dias inesquecíveis, passeios de balão, paisagens de sonho da Capadócia, aventura, um brinde à esta terra tão linda! Deixe-se levar pelas belezas da natureza, o mar Egeu, o mar turquesa... Turquia! Prepare seu coração; sua viagem será inesquecível! Salve Jorge!
Vamos para Turquia…

Aya Sofia foi construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 537. No século 15 foi transformada em mesquita pelos otomanos e, hoje, é um museu

(Fonte do texto e fotos: Viaje Aqui)
Por séculos, a grande ameaça que vinha do leste, o poderoso império otomano, tirou o sono dos reinos cristãos da Europa. Eles penetraram pelos Bálcãs, conquistaram a Hungria, chegaram às portas de Viena. Mas hoje são eles que querem ser invadidos. Desde 2010, quando a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo a Istambul, ficou muito mais fácil chegar até a Turquia. E nós, que não somos bobos, estamos aproveitando. Os turistas brasileiros chegaram com tanta força que, só em Istambul, já há algumas dezenas de guias especializados em turistas brasileiros, que falam um português fluente recém-aprendido. Além disso a Turquia possui boa infraestrutura turística e segurança, o que conta muito na hora de escolher a próxima viagem.

O sucesso turco entre nós é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo é afetuoso e receptivo, o que torna a viagem uma experiência humana inesquecível. Além disso, eles têm uma das metrópoles mais interessantes do mundo em Istambul, praias belíssimas à beira do Mediterrâneo, uma comida deliciosa (parece um pouco com a comida “árabe” a que estamos acostumados, mas com outras nuances), o legado cultural de quem já foi o umbigo do mundo e uma das paisagens mais exóticas e desconcertantes do globo, a Capadócia.

A Basílica de Santa Sofia, ou Aya Sofia, é um marco da passagem de dois impérios: o Bizantino e o Otomano

Hoje um museu, Aya Sofia foi construída entre os anos 527 e 537 para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo

CURIOSIDADES:

(Fonte: maisquecuriosidade.blogspot.com.br)

Ao contrário do que muitos pensam, a capital atual da Turquia não é Istambul e, sim, Ancara.

O nome Turquia derivou de Türk que, nas antigas línguas turcomanas, significava "ser humano" ou "forte". Outra versão alega que Turquia originou de turquesa, pedra preciosa comum no país.

Istambul é a maior metrópole da Turquia (e uma das maiores do mundos), com 13 milhões de habitantes.

O Palácio de Topkapi foi moradia de diversos sultões otomanos entre os séculos 15 e 19

Muitos historiadores e religiosos acreditam que a famosa Arca de Noé aportou no Monte Ararat, no Leste da Turquia.

Acredita-se também que última casa de Maria, mãe de Jesus, ficava na Turquia – mais precisamente em Selçuk.

São Jorge, o mítico santo guerreiro venerado por milhões de brasileiros nasceu no século III na região turca da Capadócia.

Os balões que colorem diariamente o céu da Capadócia

Um dos maiores pregadores do cristianismo, o apóstolo Paulo, nasceu no Sul da Turquia, mais precisamente na cidade de Tarso. Por isso, ele era chamado de Paulo de Tarso. Detalhe: seu nome original é Saulo, portanto, Saulo de Tarso.

Os mosaicos cristãos nas paredes são a atração principal da Aya Sofia


Sala de oração da mesquista Sahzade, em Faith

Outro santo nascido em território turco foi São Nicolau, o padroeiro da Rússia, Noruega e Grécia. Chamado de Nicolau de Mirra, foi ele quem deu origem ao atual mito de Papai Noel.

Foram os turcos que introduziram o café na Europa e levaram as tulipas para a Holanda.

Turkish Delight: muçulmanas nos jardins do Palácio Topkapi, em Istambul - Foto: Marco Pomárico

Os turcos são extremamente hospitaleiros. Para eles, um estranho na porta de casa é um convidado de Deus e, por isso, deve ser acomodado e tratado convenientemente.

O Palácio de Dolmabahce foi construído no século 19 e utilizado como moradia temporária para o presidente Atatürk, maior herói nacional e responsável pela modernização da Turquia

Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes. Parte fica na Europa e parta na Ásia.

Bules e narguilés à venda no Grande Bazar, em Istambul - Foto: Marco Pomárico

Todos os habitantes do antigo Império otomano eram considerados turcos. Por isso, os imigrantes sírios e libaneses (árabes, portanto) que vieram para o Brasil eram chamados de turcos.

Patuás da Capadócia

A estrela e a lua crescente na bandeira da Turquia representam o islamismo, região praticada pela maioria dos turcos.


Algumas dicas: (vamosparaturquia.com.br)
   Quando ir ?    
Qual a melhor época para ir para Turquia? As melhores épocas para viajar são entre Abril e Maio (primavera), quando Istambul fica coberta de tulipas e Setembro e Outubro (outono), quando as temperaturas giram em torno dos 15ºC e as atrações estão menos cheias. No verão (Junho, Julho) é delicioso, para quem curte calor, dias lindos, escurece tarde; por volta das 21:30h, os restaurantes ficam com mesas na calçada e à noite fica mais fresquinho, é preciso até levar uma pashimina, ou casaco leve em Istambul. Na Capadócia chega a cair bastante a temperatura à noite. No litoral, à noite é mais quente, com brisa do mar. Agosto fica mais cheio, e no Inverno faz muito frio, chega a nevar uns 5 dias em Istambul.
      Dica  nas  Mesquitas   
Ao entrar nas mesquitas  é preciso tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir as cabeças. A dica é levar uma pashimina ou lenço na bolsa, para não ter que pegar um emprestado que todo mundo usa... Os sapatos temos que deixar em saquinhos plásticos até a hora de ir embora. Dica: ir de meias é mais agradável... 
Durante as orações só é permitido ficar dentro quem for muçulmano, por isto fecham as portas na hora da reza.
   Dica de Água de Colônia!   
Passe em alguma farmácia e compre esta água perfumada; spray típico turco, de limão siciliano, cheiroso e fresquinho... bom para levar na bolsa, nas andanças dor Istambul, nos passeios da Capadócia, ou quando sair de barco pelo Mar Egeu. Hummm... que delícia e como refresca!
       Banho  Turco    
Banhos turcos são uma tradição, e geralmente tem nos melhores hotéis. O mais famoso banho turco de Istambul, como um spa, desde 1584, desde a época do Nurbanu Sultan, esposa de Selim II e mãe de Murat III, foi construído pelo arquiteto Sinan, com alas masculina e feminina separadas, super bem cuidadas para uma experiência diferente. Massagens, aromaterapia, reflexologia, etc. Se não quiser, vale a pena entrar para conhecer o hall com lojinha de tolhas, buchas, sabonetes, e artigos para banho. (Vezirham Cad, 8, Çemberlitas)




Deslumbrante!!!

Que tal? Vale a pena! Nós indicamos!


A melhor distância entre você e o seu sonho

Nenhum comentário:

Postar um comentário